Foi vítima de golpe de PIX? Antes de tudo, entre em contato com seu banco imediatamente e relate o que aconteceu. O Banco Central criou uma ferramenta que permite a instituição financeira bloquear a transferência dos valores e ajudar a vítima a ter seu dinheiro de volta.
Assim também, registre um BO (Boletim de Ocorrência). O BO pode ser feito online através website da Polícia Civil de São Paulo. Selecione o tipo de ocorrência Fraude e Estelionato e preencha todas as informações. Dessa forma, o BO deve ser encaminhado à instituição bancária como um dos documentos para registrar a reclamação do golpe do PIX no seu banco, além dos seus dados e comprovantes.
Entre em contato conosco se não conseguiu seu dinheiro de volta através dessa tramitação junto ao seu banco. O ordenamento jurídico relacionado ao Direito do Consumidor possui diversas alternativas para tentar reaver esse dinheiro. Assim, tentaremos reverter seu prejuízo através de uma ação judicial.
Todo cuidado é pouco ao usar os meios digitais
Frequentemente, criminosos enganam as vítimas para obter algum tipo de vantagem em dinheiro. Atualmente, os golpes evoluíram com o avanço da tecnologia. O uso dos aplicativos digitais no celular e computador facilitou a ação dos criminosos quando não se toma os devidos cuidados. Inclusive, a Lei nº 14.155/2021 alterou o Código Penal ao criar a figura da fraude eletrônica, também conhecida por estelionato digital. Tal qual, é uma forma qualificada do crime de estelionato que recebe pena mais severa.
O golpe do PIX ou a fraude eletrônica ocorre quando o criminoso utiliza os meios digitais como perfis falsos em redes sociais, contatos telefônicos, links falsos enviados por e-mail ou SMS, clonagem de WhatsApp ou aplicativos em qualquer dispositivo. Principalmente, quando leva a vítima a fornecer dados confidenciais, tais como senhas de acesso à conta bancária e números de cartões bancários de crédito e/ou débito.
Tipos de golpe do PIX
O PIX revolucionou a forma como realizamos transações financeiras no Brasil desde o seu lançamento. Essa modalidade oferece não apenas praticidade e agilidade, mas também disponibilidade imediata para transferências e pagamentos. Porém, os criminosos também adaptaram suas estratégias para explorar vulnerabilidades e enganar os usuários com a popularidade crescente desse sistema.
Conheça os principais tipos de golpes relacionados ao PIX, de acordo com o Serasa:
Golpe do cadastro do PIX
A pessoa recebe mensagens em nome de instituições financeiras que pedem para cadastrar uma chave PIX. Porém, esse processo só pode ser feito dentro do aplicativo oficial do banco.
Comprovante de PIX falso
Aqui, o golpe é em vendedores. O criminoso retira a mercadoria e mostra ou envia um comprovante falso de pagamento. O golpista leva o produto e depois bloqueia o vendedor. Então, é importante conferir na mesma hora se o dinheiro caiu na conta antes de entregar um produto ou serviço, pois o PIX é instantâneo.
O golpe do PIX errado
Os golpistas fingem que fizeram um PIX sem querer e pedem o valor “de volta”. A vítima em potencial acaba caindo no golpe e transferindo o dinheiro para o criminoso ao ser pressionada a fazer a suposta devolução. O golpe é feito através do envio de mensagens pelo WhatsApp.
Golpe do PIX agendado
Nesse caso, o golpista chega a de fato agendar um pagamento em PIX para a pessoa que ele aborda. Porém, assim que a vítima faz o pagamento do mesmo valor, imaginando que está apenas devolvendo o dinheiro a alguém, o criminoso cancela o agendamento. Dessa forma, a vítima tem o dinheiro furtado (estelionato) e não chega a receber nada em troca.
Golpe do robô do PIX
Esse é muito comum nas redes sociais. Por vezes, os golpistas fazem propagandas prometendo que a vítima terá retorno financeiro após fazer um PIX. Além disso, ela pode ter seus dados pessoais roubados ao clicar em sites maliciosos que os criminosos enviam.
Entre em contato
Possui alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato com o nosso escritório para planejarmos juntos a solução da sua demanda com base em suas necessidades. Buscamos sempre o melhor resultado possível dentro da lei. Assim também, pode contar com a comunicação clara e acompanhamento proativo da nossa equipe de advogados.
Informações pelo WhatsApp (11) 95588-0219 ou através do formulário de contato.
Esse e outros assuntos são tratados através do: DIREITO DO CONSUMIDOR .
Créditos da imagens: kroshka__nastya no Freepik (modelo) e Banco Central do Brasil (logo PIX).